Seja bem vindo ao meu blog!!!!

Aqui expresso com liberdade meu pensamento crítico, opiniões e reflexões diante de coisas que para mim são importantes, como pessoa e como cidadão. Espero ter sempre algo a publicar aqui, além do que tenho para cantar nos CD´s, e que esse algo seja interessante para você também.
Obrigado por sua visita!

Sérgio Lopes
*****

quinta-feira, 4 de abril de 2013

AMAR: DECISÃO OU SENTIMENTO INVOLUNTÁRIO?

Caros leitores;
E então? Amar é uma decisão, uma escolha, ou é um sentimento que surge do nada e se fixa em nossa alma? Essa é uma questão muito complexa. Todos nós temos a noção de que o amor se diferencia da paixão por uma inconciliável escala de valores: a paixão é súbita e arrebatadora, é inconsequente e sujeita a um fim tão súbito quanto o seu início, e busca apenas proteção própria. Já o amor é sentimento construído, benigno, eterno, e sujeito ao sofrimento, ao exercício razoável do perdão, e seu maior atributo é o da proteção incondicional à pessoa amada. Naturalmente, é o sentimento mais desejado por todo ser humano, pois todos nós, sem exceção, queremos e precisamos amar e ser amados.
A questão que quero trazer à reflexão de cada um que visitar meu blog, tem sido alvo de muita discussão entre muitos povos: amar alguém, a ponto de querer dividir com essa pessoa todo o resto de nossas vidas, é uma DECISÃO, ou seja podemos escolher alguém para amar, ou amar alguém é um SENTIMENTO INVOLUNTÁRIO, imprevisível e sobre o qual não temos nenhum domínio?
Fico aqui ansioso por saber sua opinião a respeito.Defenda seu ponto de vista.
Abraços a todos, e boa reflexão.

Sergio Lopes

...

32 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Inezteves disse...

É muito complexo poeta!
A DECISÃO tem que ser tomada por duas pessoas.
A escolha normalmente é feita na juventude,
com hormônios à flor da pele...
"O até que a morte nos separe" muitas vezes não é sólido!
Creio, apenas creio,
que a partir de um determinado ponto no relacionamento amoroso
é que devemos escolher continuar vivenciando o verdeiro amor,
que é o momento onde os defeitos ficam potencializados nos cônjuges.
Apaixonar-se é sob meu ponto de vista SENTIMENTO INVOLUNTÁRIO
que pode até transformar-se em amor.
Entretanto a maioria das paixões acaba com Sansão e Dalila.
Na melhor das hipóteses há um "filho morto" e depois nasce um Salomão...
Creio que a maior parte dos relacionamentos é vivenciada sem amor verdadeiro.
E que de escolhas prematuras pelo medo em ser fornicador, nascem muitos casamentos falidos.
"O amor é sentimento construído, benigno, eterno, e sujeito ao sofrimento,
ao exercício razoável do perdão, e seu maior atributo é o da proteção incondicional à pessoa amada."
Lindo isso!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Uziel Sant'Anna disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Juliani disse...

Sempre uma decisão.
Deus mesmo disse "Não é bom que o homem viva só".
Mas cabe ao homem estar aberto a este ato, atitude.
Algo muito pessoal no entanto, a razão é que decide e não o coração.

Marilia disse...

Esse tema é de uma complexidade extrema!!! Será que sabemos destinguir o começo de AMAR e o fim de uma paixão. Sentimentos se confundem, deixando à deriva o seu portador. Paixão... Amor... decisões... consequências...
As primeiras sensações(da paixão)cessam seguindo-se de momentos mais tranquilos. Seria o amor? A necessidade de se viver intensamente traz à tona o súbito sentimento de entregar-se. Seria paixão? Acredito que o amor seja a consequência das nossas decisões. Viver intensamente, arriscando-se sem saber o que pode-se encontrar. (O amor sempre foi uma incógnita para mim!!!)Vivendo o hoje com saudades do que não se teve ou deveria ter tido se tivesse agido diferente. (É tudo tão complexo e complicado!!. Passo a aceitar sua definição poeta: "o amor é sentimento construído, benigno, eterno, e sujeito ao sofrimento, ao exercício razoável do perdão, e seu maior atributo é o da proteção incondicional à pessoa amada".

Marilia disse...

P.S> Estimado poeta, como o Sr. define "exercício razoável do perdão"?

Aldaléa Lopes disse...

Verdadeiramente o amor é um sentimento sólido e consolidado que acontece e permanece. E nos cabe manter esse sentimento o mais sincero possível. A paixão sendo passageira e solúvel acontece, nos surpreende e vai embora. Cabe a cada um dar mais atenção ao fato para que esse sentimento chamado "AMOR" seja a cada dia, instante e momento lapidado e cuidado como um diamante precioso que não se encontra em qualquer esquina e ou em qualquer lugar. Portanto caro poeta sua reflexão está certíssima!

Anônimo disse...

Sabe, ao meu ver o amor ele é um sentimento uma vez que você sente o amor, claro que não devemos confundi-lo com a paixão que é passageira, momentânea e egoísta, pois ao contrário dela o amor é eterno, busca a felicidade da outra pessoa, só que ele vai além de um simples sentimento. Ele também é atitude, decisão, ação, ora se eu amo alguém eu não me limito a dizer que gosto dela mas eu mostro isso com as minhas ações, palavras, atitudes. Pode o amor de um homem pela sua esposa ou vice-verça acabar? Ao meu ver isso é impossível pois o amor nasce do coração de Deus a essência do caráter de Deus é o amor sendo assim eu não creio que ele possa chegar ao fim, as vezes agente pode não conseguir senti-lo mas o esse belo sentimento não morre, quando eu vejo casais que por algum motivo algum deles não sente mais esse amor o meu conselho para eles é: peça a Deus para que ele acenda a chama do Seu amor no seu coração ou no da outra pessoa novamente, ora, eu acredito que se essa é a essência do caráter do nosso Deus, ele não criaria um amor finito para os casais para que depois de alguns anos acabar deixando casal infeliz pela falta de amor. as vezes quando uma pessoa não consegue amar o marido, esposa, amigos etc... é porque ela está precisando conhecer o verdadeiro amor de Cristo. Como você diz meu amado amigo e poeta Sergio Lopes "Passe o tempo que passar,
Ninguém jamais saberá,
Se teve amor, se não se envolver no amor, verdadeiro e puro amor de Deus", ao meu ver todo o amor que sentimos por todas as pessoas e coisas são apenas o reflexo do nosso amor por Deus. Tendo esse tão grande amor na minha vida não haverá espaço para duvidas ou falta de amor.

Unknown disse...

Amor é lindo
o amor é tudo ,o amor é vida isso basta para viver

Unknown disse...

Olá!
Uma vez me falaram de um testemunho seu em Israel.
Onde teve um encontro com o exercito local e você cantou o louvor "Chora Israel", isso aconteceu mesmo? como foi?

Att,
Davi

Bira Melo disse...

A muitos anos atrás eu fiz contato com você por email, e com muito carinho, fico grato e isto me abençoou meu irmão, queria saber muito aonde você esta hoje...e se mora no rio...queria poder um dia nos encontrar....
Deus abençoe

Unknown disse...

O amor é um estilo de vida... por tanto uma decisão, você exercita esse "sentimento"...

CANTOR PAULO ROBERTO disse...

Antes de aceitar e confessar a Jesus como Senhor da minha vida, pensava eu que o amor era algo mágico que acontecia de repente. Cheguei até a pensar e dizer muitas vezes: - Não amo mais minha esposa, amo outra pessoa. Mas conhecendo a Cristo cada dia mais cheguei a conclusão que o amor verdadeiro é uma decisão que voce toma e diz: - Eu vou me dedicar a fazer a minha companheira feliz e pronto. Tudo acontece normalmente. Pelo menos comigo, foi assin que aconteceu. Grande abraço.

Autores do Brasil disse...

Aldaléa; essa expressão "razoável exercício do perdão" seria uma forma de entender que toda toda dor, toda espera, toda crença e toda paciência que temos quando amamos alguém, se sujeita a algum limite que acontece se por acaso formos lançados aos nossos limites humanos. A partir desse limite, ou morremos, ou simplesmente abrimos mão do amor que nos faz sofrer além desse nosso limite humano. Só conhecemos um único amor que foi capaz de superar esse limite: o de Cristo, demostrado na cruz.

Autores do Brasil disse...

Davi Silva, é verdade. Aconteceu mesmo, e em algumas igrejas já contei esse testemunho. Espero um dia poder estarmos juntos pessoalmente e compartilharei com vc aquela experiência tremenda.

Autores do Brasil disse...

Caro Abdul; Sim, vivo no RJ e é fácil me encontrar em alguma igreja por aqui. Informe-se pelo meu escritório (21-3352-9017) Forte abraço.

Unknown disse...

AMOR, palavra mais prounda doque se pensa.
Definição de amor, JESUS meu salvador.
Ninguem é capais d amar como ELE.

Anônimo disse...

Eu sempre posto em meu blog alguns desses questionamentos sobre o amor. Na ótica bíblica, o amor é um mandamento, ascende a posição de sentimento. Mas,eu particularmente, sempre o dimensiono como sentimento. Eis que o amar alguém pode ser determinado como o 'querer amar alguém' a partir daí sofrer ou ser feliz na escolha é uma consequência. Falando da paixão,o próprio Sérgio tratou que "a paixão é súbita e arrebatadora, é inconsequente e sujeita a um fim tão súbito quanto o seu início" O problema está até onde uma pessoa acha que ama ou está simplesmente apaixonada.

Coisas Boas disse...

Eu acho que o amor é renuncia, de ambas as partes

Unknown disse...

Tenho uma opinião muito sólida que o amor não é um sentimento e sim uma escolha. O erro das pessoas é basear seu relacionamento em um sentimento, os nossos defeitos abalam grandemente os sentimentos ( por isso hoje o casamento se tornou tão banal, se o defeito do outro abala seu sentimento vai chegar um dia que vc não aguentará mais e irá se separar ) A bíblia diz que o amor tudo suporta, tudo sofre, tudo crê, tudo espera. Será que um sentimento é capaz de passar por tudo isso? O Amor é uma escolha, vc escolhe amar até os defeitos da outra pessoa, vc toma a decisão toda a manhã de fazer de tudo para tornar o outro mais feliz. Pelo menos na minha opinião o amor é uma escolha.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Amor se conjuga, amor é verbo … eu amo, tu ama, ele ama … Logo todo verbo, constitui uma ação, e toda ação uma decisão. Não consigo no amor em outro aspecto a não ser de decisão. Eu decido amar minha esposa todos os dias, terá dias que estarei mais apaixonada por ele, terá dias que estarei menos apaixonado por ela, mas a decisão de estar ao lado dela, independente de tudo, só vem através do amor. Eu amo a Deus por ele ter me amado primeiro, mesmo vendo minha condição atual e imutável de pecador.
Um grande abraço Sérgio. O Senhor continue a abençoar tua vida, proporcionando aos teus ouvintes as lindas dádivas que o Senhor Deus te concedeu através das composições e músicas.

cris disse...

Acredito que amor é um sentimento.
A escolha está em se casar com alguém ao qual vc se apaixonou. Casar por conveniência em ambos os sentidos não é o que traz felicidade e te faz superar tudo ao lado daquela pessoa, mas sim pq vc a ama. Qd vc ama, vc respeita, admira, supera obstáculos. Vc a ama pq essa pessoa te toca de uma maneira única e especial. Amor como um mandamento como diz a Bíblia, é que devemos praticá-lo diariamente não só com nossos maridos e esposas, mas tb com o vizinho, com o colega de trabalho, com o desconhecido...




Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Realmente o amor é um sentimento puro mais quando um do parceiro não procura estar na presença do senhor e não procura mudar o seu jeito de ser para om sua esposa e a esposa faz de tudo,onde o amor vai esfriando e chega ao ponto q acaba,realmente é muito triste. É o que estou vivendo,mas Deus ta na causa,se tiver que reconciliar-mos amém,senão que Deus dê a solução.

Unknown disse...

Amar é querer proteger e fazer o bem até estando longe. Não necessariamente namorar ou casar com a pessoa amada, amar, pra mim, vai além do sentimento de estar juntos para o resto da vida. (como casal)Amar é ajudar, é entender, é sentir dor pela pessoa amada, sem querer que a outra pessoa retribua igualmente. Se retribuir, melhor ainda *-* Mas temos que fazer sem esperar o retorno.

Flávia Sales disse...

Amar é uma decisão! Talvez a mais séria no curso da vida. Somos frutos das nossas escolhas. E os "amores" desfeitos? Escolhas em momento inoportuno, impensadas ou prematuras... Assim como a escolha, suas consequências são nossa responsabilidade. Pessoas não pedem a direção de Deus, e quando as coisas não saem como esperam, culpam Deus. Deus nos fez livre, à sua imagem e semelhança. Deu-nos o Santo Espírito que nos guia a toda verdade. Nós estamos atentos às instruções? Se amar fosse um sentimento do qual não temos domínio, Deus seria mentiroso, sua Palavra é muito clara na Gênese, o Homem foi criado para dominar; O Senhor posteriormente o deixaria presa de um sentimento? E ainda que alguém citando sua queda, ainda teríamos JESUS CRISTO! Aquele que não conheceu o mal se tornou maldição em nosso lugar para restituir a aliança do Homem e Deus. Ei, está em nossas mãos o querer o bem e o mal. Está em nós a decisão: amar ou não.

Unknown disse...

Quando o casamento está alicerçado no que está escrito em I Coríntios 13 não há mais nada a discutir. Só obedecer a PALAVRA VIVA E EFICAZ DA BÍBLIA. Assim diz neste capítulo:
O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
Um grande abraço!
Flávia Pedra

Andria Monte disse...

Falando no amor geral, eu posso dizer que amar é uma decisão. Digo isso pelo próprio Jesus, Ele disse amai uns aos outros... amai aos vossos inimigos... se não fosse uma decisão seria impossível seguir essas ordens.

Unknown disse...

Essa funciona!!!! LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…

Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)….

Pense em algo que queira realizar na próxima semana and repita para você mesmo (seis vezes).

Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre (ds) de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que (ds) venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele (ds) não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).

Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs, você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas the manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoar

Unknown disse...

Meu querido Sérgio. Penso ser uma decisão. Porém,não nossa. Quando nossas vidas estão entregues a um Deus maravilhoso como o nosso. Ele nos direciona e nos revela o companheiro ou companheira idônea. Vou compartilhar com você uma postagem que fiz em meu face sobre como Deus me faz ver este sentimento.

E Deus sempre acerta, colocando ao nosso lado a pessoa certa. Não apenas para fazer coisas boas ou dizer poemas, mas para nos mostrar o melhor e o pior de nós mesmos. Para testar nossos limites, paciência e tolerância. Para desabrochar o melhor que ainda nem sabemos existir em nós, e em meio a tantas atitudes estranhas, loucas, com lógica ou não. Doentes, com grana ou sem, cheios de amor ou raiva, discutindo ou nos amando, dentro do peito, em meio a um turbilhão de sentimentos, ter a certeza que não troca isso por nada! Amar não é mudar, é aceitar como é e ainda assim amar. É poder voar e escolher pousar. É errar e não se conformar com o erro, consertar. É quando o mundo te diz: desiste, esquece, não perdoa! Você segura forte na mão, olha nos olhos e diz: EU NÃO DESISTO DE VOCÊ, EU TE PERDOO, EU TE AMO! Amor verdadeiro é assim, não se quer nada em troca, sem chantagem, manipulação. Ele flui por que é o amor e para o amor, ele só se basta. E os dias são poucos para o tamanho do seu esplendor. O amor supera até a morte. Sua força é eterna!