Seja bem vindo ao meu blog!!!!

Aqui expresso com liberdade meu pensamento crítico, opiniões e reflexões diante de coisas que para mim são importantes, como pessoa e como cidadão. Espero ter sempre algo a publicar aqui, além do que tenho para cantar nos CD´s, e que esse algo seja interessante para você também.
Obrigado por sua visita!

Sérgio Lopes
*****

sábado, 27 de dezembro de 2008

"DE ONDE VEM SUA MÚSICA?"




“DE ONDE VEM SUA MÚSICA?”

Recebi um email muito carinhoso de uma moça de Belo Horizonte, em que se referia a um grave problema de saúde que teve em março deste ano (2008), e que nos dias de internação no CTI de um hospital, em que suas esperanças na cura pareciam se frustrar, ela resolveu ouvir um dos meus CDs que havia ganhado de presente ali mesmo no hospital em janeiro e que estava lacrado ainda, pois naqueles últimos dois meses ela não tivera tempo de ouvir. No email ela me contou sobre o efeito que uma de minhas músicas lhe causou, dizia ela, na construção da esperança de sair com saúde daquele lugar. Durante os dias que se seguiram, aquele CD tornou-se, segundo ela própria, sua melhor companhia naquele hospital.
No dia 8 de novembro último ela finalmente recebeu alta e, com a saúde completamente restabelecida, resolveu me enviar esse carinhoso e-mail. No final, ela me pede para responder uma pergunta que não tive como me omitir de responder. Me perguntava ela: “Sergio Lopes, de onde vem sua música?!”
Resolvi respondê-la e abaixo transcrevo o e-mail pois ela mesma me fez esse pedido para publicá-lo no blog. Então, aí está.

“Querida...
Respondendo sua pergunta, minha música surge de momentos de insistente busca de respostas de Deus para minhas inquietações. São momentos em que me prostro e visualizo diante de mim o trono de Deus e, vendo pela fé o Senhor assentando diante de mim, suplico-lhe que destrua todo vínculo do meu coração com a vaidade de ter-me tornado conhecido, para esquecer que gravo CDs com fins comerciais para as gravadoras; esqueço a fama, o sucesso, esqueço os elogios, os autógrafos; esqueço que para alguns sou uma referência, esqueço tudo isso, e me entendendo apenas na condição de servo completamente dependente dEle, rogo que tenha misericórdia de mim. Então ele me responde! Reveste minha alma com o acalanto de uma música nova; inspira-me para que converse com ele por meio das letras que escrevo, e nesse mesmo lampejo de inspiração ele me responde a ansiedade. Por isso numa mesma música eu tenho, então, a súplica da pergunta e a graça da resposta. Qualquer outra música que se diga espiritual que não venha da vivência própria, para mim, é fruto da vaidade e da intenção nociva da venda.
Por isso minha luta para não depender jamais de mídia, de badalação em programas de TV, por que ali os nomes se valorizam pela insistência da imagem e com o único fim de propiciar, na seqüência, o sucesso em vendas de mercadorias e bilheterias (prática que aliás, abomino, e me surpreendo ao ver tantos cantores e pregadores que já pensei espirituais hoje viverem da exposição de seu talento ao custo de ingressos de 15 reais, apenas para fazer pessoas pularem como macacos, ao som de ritmos animados e repetindo ordens comuns de shows mundanos do tipo “tira o pé do chão!”, distribuindo alegrias que perduram por apenas uma hora e meia. Não creio que seja para isso que Deus nos dê talentos.)
Minha música surge, então, de minha própria experiência com a batalha que já vivenciei e que busquei em Deus a resposta para superar. Na minha música escrevi sobre a minha própria solidão, a minha própria enfermidade, o meu próprio cárcere, a minha própria indignação, a perda de pessoas que amei, mas também flui de momentos em que vivenciei em mim mesmo a alegria, o amor, o perdão e a esperança. Por isso que a esperança que essa música te causou ali no hospital permanece até hoje e vai perdurar enquanto você viver como símbolo de vitória e alegria, porque foi a trilha musical de um filme que você mesma viveu e que teve um final feliz. Não gravo CD para o simples ato de vendê-lo, mas de fazer com que o efeito da minha experiência frutifique de uma forma que ultrapasse o valor do dinheiro gasto para comprá-lo. E pelo jeito, foi isso que, segundo você mesma me testemunhou, aconteceu com voce.
Minha música vem portanto, desse desejo sincero de compartilhar meus momentos com Deus, de forma que outras pessoas percebam que é possível ainda, em meio a tanta fraude “gospel” e tanta diversidade de intenções comerciais disfarçadas de santidade, se ouvir alguma música que surja de experiências vividas e vencidas pela fé, pela esperança e pelo amor. Como diz uma música da cantora Cassiane, “Deus não te chamou pra ser multidão”. Sua cura é uma prova de que você foi distinguida entre os demais.

Um abraço desse amigo poeta.

38 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns,mais uma vez ,disse tudo...
Sobre esse assunto,tambem tive esperiência própia com o meu filho Gustavo,(aquele que não queria desgrudar de vc na igreja da graça em portugal,rs),quando ele esteve na UTI,com meningite bacteriana,a mais perigosa de todas,e uma enfermeira olhou pra mim e perguntou:vc é de qual religião?e em seguida a minha resposta ela falou:então reze bastante.naquele instante,me prostrei e começei a cantar para o meu filho,Tua dor vai passar,do cd lentilhas,e essa música foi minha companheira durante os 13 dias,naquele lugar
e Deus fez com que aquilo tudo passase,para honra e glória do nome Dele,pois os médicos nem acreditavam que o meu filho tinha saido daquele lugar sem sequelas nenhuma,sendo que varias crianças tinham morrido há pouco tempo ali, com a meningite até mais fraça.
Enfim,creio mesmo que as suas canções vem da sua intimidade com Deus.abraços

Anônimo disse...

obrigado por me atender poeta, mas se quiser pode divulgar meu nome. (Suely, BH)

Unknown disse...

Linda Mensagem!!! (Huandra - ES)

Anônimo disse...

muitOO boa mesmo eu também ouço e aprendo muito com esses poemas em forma de canções lindas que sempre que tenho minhas inquietações eu medito e vejo que Deus está comigo

Anônimo disse...

É por isso q te amo (cada ano +)em Cristo Jesus...
Bjo.

Anônimo disse...

Sergio, em se tratando de suas músicas também tenho experiência, pois eu ainda não era cristão quando um dia minha irmã que já era cristã truxe para casa um cd seu "O AMIGO" e me tocou tanto que aquelas músicas não saíam da minha mente, até que um dia aceitei à Esse Deus Maravilhoso. Admiro bastante a inspiração que Deus lhe dá, e também pelo fato de mesmo com o passar dos anos você permanece com o mesmo rítmo e a mesma inspiração, diferente de muitos que com o passar do tempo tornaram suas músicas apelativas, com intenção apenas em fins lucrativos. Um grande abraço, que Deus continue te usando para abençoar muitas vidas.

Anônimo disse...

Que o Senhor continue te dando essas belas canções que falam diretamente aos nossos corações!

Anônimo disse...

Querido poeta! Que o Senhor continue te dando está inspiração para compor tão lindas melodias. Que possas continuar com a sua humildade louvando e levando Jesus aos corações. Pois suas canções tem trazido alento aos corações tristes e desesperado. Recordo-me de um momento difícil que passei e o seu CD Lentilhas serviu como um bálsamo em minhas feridas, verdadeiramente Deus é contigo! Deus continue te abençoando.

Elilde

Anônimo disse...

Pelo tanto que te conheci, pela humildade que sempre te acompanhou, velho amigo, não duvido de nenhuma palavra escrita neste texto.
Que Deus continue sempre te abençoando e que mais pessoas sejam beneficiadas com tuas orações.

Um abraço fraterno.

Alfrânio.

Lembre-se: meu tel. (83) 9111-3414.

Marcus Henrick disse...

" Depois do Silêncio o que mais se aprozima de exprimir o inesprimivel é a música "

UM ANO NOVO ABUNDANTE EM PAZ , AMOR, ALEGRIA para VOÇÊ e TODA SUA FAMILIA.

Renato Vitor disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renato Vitor disse...

Parabéns mais uma vez, por esta resposta Sérgio.
Também não concordo com essas músicas comerciais, que estão surgindo cada vez mais no meio gospel. Onde cantores esquecem do serviço de levitas, e assumem o papel de artista principal em suas apresentações, deixando o Senhor Jesus apenas como coadjuvante. Suas músicas realmente são frutos da inspiração divina, isto é o que faz esta moça de BH e tantas outras pessoas, assim como eu, ficarem com esta pergunta na mente após ouvir as canções:"De onde veio essa música:?", "como ele conseguiu enxergar desta maneira?".
Continue sempre assim.

Tatiane Garcia disse...

Sérgio ... mais do que um poeta, vc é um abençoado do Senhor, enviado pra evangelizar de uma forma sutil e ao mesmo tempo impactante ... Parabéns por ser tão agraciado !!!

Anônimo disse...

Acredito que este é realmente o papel de um compositor e/ou cantor: transmitir experiências com Deus e levar pessoas a Ele. É bem difícil levar pessoas a Cristo no meio desse oba oba que vemos por aí. Convém que, realmente, sejamos cada vez mais servos desse Deus para que as pessoas possam ver a luz que brilha em nós. Parabéns pelo trabalho. Que Deus te abençõe.

Anônimo disse...

É com um coração como o de joão que disse:'Importa que Ele cresça e que eu diminua' ou como o de Paulo que disse: 'Que não viva eu, mas Cristo viva em mim' que discípulos comprometidos em apresentar Jesus às pessoas, e não eles mesmos, nos nossos dias alcançam e alcançarão cada vez mais almas para o Reino de Deus. O Sérgio Lopes, sabemos, é um desse bravos e humildes servos do Senhor! Na Paz,na Graça e no Amor do nosso Deus. Cileide Cabral Natal/RN

David disse...

O momentos que o grande poeta têm, com Deus e ele responde com sua autoridade, as canções que limpam nossa alma!
Sempre admirei isso em Sérgio Lopes todas as músicas de sua própria autoria, inspirado por Deus.

Anônimo disse...

OLÁ SÉRGIO LOPES!PARABÉNS PELO BLOG!DESDE 2002 SOU SUA FÃ!SEUS HINOS TOCAM PROFUNDAMENTE!AMOS TODOS, MAS TEM UM EM ESPECIAL:A FÉ!POIS ELE EM SUAS PALAVRAS,NOS ENCORAJA,E NOS MOSTRA QUE INDEPENDENTE DO TAMANHO DO PROBLEMA QUE POSSAMOS ESTAR PASSANDO, NOSSA FÉ TEM QUER SER MAIOR QUE NOSSA PRÓPRIA FORÇA DE VIVER,E QUE NÓS NÃO PODEMOS NOS AMEDRONTA, POIS QUEM TEM FÉ, CONSEGUE TUDO O QUE QUER! QUE DEUS O ABENÇÕE SEMPRE!UM FORTE ABRAÇO!ASS:ALEXANDRA MOTA!

Unknown disse...

É fácil "escutar a voz de Deus", quando traduzida por alguém que tem uma certa intimidade com Deus... Por pessoas que buscam respostas constantemente através da oração, e o Pai das luzes em quem não há mudança e nem sombra de variação, ilumina o caminho do profeta lhe dando a direção, e o profeta sabe que o seu dever é Divulgar.
Que o Todo Poderoso Senhor de todos os universos continue sendo glorificado através de sua vida!

Unknown disse...

Prezado Sérgio, também estive bastante doente sofrendo de transtorno bipolar e na depressão suas músicas foram um bálsamo em minha alma.
Amo muito você e seu trabalho.
Agora estou curada e você cantou no meu culto em Paciência, sou a Vânia, será que você lembra? Você é especial em minha vida.
Vânia Muguet

Unknown disse...

Meu email é vlivros@ig.com.br.
Se puder, aguardo contato.
Vânia Muguet

Josemberg Leal disse...

acredito que todos os cantores evangélicos deveriam repensar sobre assunto que o sérgio esplanou tão bem para a pessoa que foi curada e para os ouvintes da boa música. muitos fazem música para assanhar platéias e serem apenas animadores de palcos, como se fossem apenas cantores de palanques políticos. isso me irrita muito, pois sabemos que o que Deus dá, é apenas para sua glória e honra, pois a palavra de Deus diz que Deus não dá sua gloria a ninguém. e muitos tem seguido caminhos diferentes e tortuosos apenas visando lucros e fama. sérgio lopes nos expõe uma realidade ao responder o email a cara internauta, realidade essa que o meio evangélico tem que começar a repudiar, contatando assim apenas os cantores de boa música, compromisso com Deus e busca pela santidade sempre. caro poeta, parabéns porque sua música é um som que vem dos céus para vc abençoar vidas e não visa o lucro e nem aplausos com esse dom que é de Deus. shalom a todos!!!

edna disse...

É preciso ter uma vida de intíma comunhão com Deus para expressar tão bem o Seu amor. Nossa família é sempre abençoada por suas músicas. Deus o abençoe

Unknown disse...

Parabéns irmão Sérgio, pela coragem de andar no caminho da penitência e não no caminho da notoriedade, como falou em um de seus artigos.

A paz de Cristo.

Felipe - Fortaleza

Ministerio JovensCentes disse...

é bm saber que ainda podemos contar com pessoas cmo vc na musica !!!!!!!

Jonas disse...

meu primeiro comentário aqui, mas o que dizer?! LOUVADO SEJA DEUS POR TODAS ESSAS COISAS, por cada coisinha desse mundo...é, de fato, um alívio termos um homem como SL no meio gospel!!!

Unknown disse...

[b][i]♥♥♥
A cada hino seu que eu escuto,a cada palavra sua,a cada
poema,textos,pensamentos e crônicas que você escreve...
Me dão sempre mais a certeza de que nunca deverei abandonar esse Deus tão maravilhoso que me ama acima de tudo e de todos!!
Que fez e faz por mim sempre o impossível e o inexplicável.
Amo você Sergio....
E agradeço á Deus todos os dias por ter colocado em minha vida e na vida de tantas pessoas,esse anjo lindo que é você!

Obrigado por existir!!

Sei que não é correto....
mas sou e sempre serei sua fã incondicional,completamente apaixonada,completamente desesperada,totalmente biruta e loucamente louca por você!!!!

TE AMO SERGINHO!!!!

♥♥♥

Gloria disse...

Prezado Poeta,
Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo talento e pela coragem de expressar abertamente suas opiniões. Gostei muito do seu novo DVD acústico, principalmente das músicas "Provações" e "Quem sabe um dia". Assim como relatou a nossa amiga, suas músicas também têm me servido de conforto no momento difícil que eu estou passando, pois fiquei totalmente "sem chão" depois que eu perdi a pessoa que eu mais amava na vida.Foi em um momento de muita tristeza que comecei a procurar hinos antigos que me lembravam momentos felizes. Nessa procura encontrei o seu CD Seleção de Ouro com com as músicas "Me faz lembrar", "O lamento de Israel" "O mar vermelho" entre outras lindas canções que eu posso dizer que são a "trilha sonora" da minha vida, pois desde os 11 anos de idade admiro as suas canções. Hoje, depois de muita batalha e de uma longa jornada, tento encontrar nas lojas os seus CDs mais antigos e quando consigo achá-los fico tão feliz que mostro sempre aos meus amigos. Algumas pessoas que já nem se lembravam das mais antigas ficaram emocionadas e me pediram o cd emprestado e até compraram para si. Enfim, as mensagens da palavra de Deus nas suas canções têm contribuído muito para a minha edificação espiritual e eu agradeço muito a Deus por isso. Além disso admiro também a qualidade da sua poesia, pois sou professora de literatura, e fico completamente encantada com a sua criatividade mesmo nas canções mais descontraídas como “Fé e Surf”. Que o Senhor continue abençoando você e sua família e que te inspire cada dia mais!
Glória
gloriaribeiro@rocketmail.com

Patricia disse...

Fico grata ao Senhor por saber que existem pessoas como você,comprometidos verdadeiramente com a Palavra e o Evangelho genuíno o qual tem a vida para glórificar o único que é digno.Deus continue te abençoando e usando sua vida para glória dEle.Porque dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas.Glórias pois, à Ele.

Anônimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.

Maciel, Silas disse...

A Paz do Senhor meu irmão. Sinto-me momentaneamente constrangido de comentar um ano e meio após, mas também feliz de poder fazê-lo. Só agora descobri este meio para expressar a minha admiração.
Flagro-me relembrando pensamentos que já tive, exatamente como este, "De onde vem esta música?" ao ouvir algumas daquelas canções que falam à nossa alma. Estou num momento da minha vida e que são tantas as intervenções do Senhor que mal tenho lucidez para falar sobre o que me foi concedido, e ao mesmo tempo grande é o constrangimento por ser alvo de tamanha atenção, atenção da qual jamais serei merecedor. Sou feliz por poder conhecer a beleza de Deus, e quanto à resposta à pergunta feita em relação às suas canções jamais tive dúvidas, na verdade sempre foram na minha vida muito claras. A única coisa a fazer era orar e pedir ao Senhor que mantivesse a Sua presença na tua vida, e te agradecer pela consagração que tem feito bem a tantas vidas. Resta-me orar para que, como diz em uma das tuas próprias canções, jamais venhas a caminhar distante do espírito santo, e afirmar, ainda que já o tenhas ouvido milhares de vezes, que a tua fé e o teu trabalho não têm sido em vão, mas têm produzido bênçãos em nossas vidas. Que o Senhor nosso Deus te abençoe. Amém.

Inezteves disse...

Que a vida de cada cristão possa ser pautada por esses princípios.Afinal em maior ou menor escala todos estamos sujeitos a desejar "aplausos"!
♥♥♥Grande abraço Sérgio!♥♥♥
Que o Senhor continue usando sua vida para fazer a diferença!

Fernando Costa disse...

Saudações.
Quem dera todos cantores evangélicos e pastores tivessem humildade, pois não seria preciso convencer para a salvação, as pessoas veriam neles a verdadeira luz, e quereriam saber o que se passa...

Pena hoje a música evangélica hoje renda milhões.Às vezes parece tudo um negócio...

Gosto muito das suas músicas, pois falam ao meu coração do Amor do Deus criador e eterno.

Parabéns e obrigado.

Joe Correa - Cd O Chamado disse...

Sérgio lopes, conheço seu trabalho desde minha adolescência e Deus sempre fala comigo através de todas as músicas sua que ouço. Nos próximos cds queria que gravasse a música que é muito atual "Nossos Dias" cd esse que me encantou desde a primeira vez que ouvi. Deus continue te abençoando. Fico feliz em poder conversar com um dos cantores que mais admiro desde minha adolescencia. Um abração!

DHENY disse...

SERGIO LOPES,QUANDO VEJO PESSOAS COMO VOÇE NOS DIA DE HOJE.FICO FELIZ DE SABER QUE AINDA EXISTEM,JOSES E DAVIS..QUE BUSCAM A FACE DE "DEUS"EM TODOS OS MOMENTOS DA VIDA.COM CERTEZA VOÇE É HOMEM DE "DEUS"....QUE O SENHOR TE ABENÇOE CADA VEZ MAIS.AMEM.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ton disse...

Graça e Paz sou um Amigo do Pr. Sharley do RJ, admiramos muito seu trabalho tenho um filho Levita que sempre que pode Adorar a Deus usa seu repertório neste vídeo pode ouvi-lo: http://www.youtube.com/watch?v=13LsBqWQDFE&feature=plcp
Gostaria de pedir se houver possibilidade de ele gravar um CD com algumas de suas musicas, caso não, mesmo assim agradeço sua atenção. O Alcimar Sepulveda me conhece vivemos a nossa juventude na mesma Igreja. Graça e Paz Oliveston Dias 21 78281968 21 80380518

Unknown disse...

ME CONVERTI AO EVANGELHO AOS 5OANSOS, E UMA MUSICA QUE ME TOCOU BASTANTE FOI JUSTAMNENTE UMA MUSICA SUA O AMIGO, a mesma falou bastante ao meu coração na epoca.cantei na noite e hoje canto pro meu senhor e as musicas que eumlouvo mais na igreja são jusrtamente as suas musicas elas me chamão atenção por tratar o ser humano como ele e com suas falhas limitações, e fraquezas. que o nosso Deus continue abençoando vc poderosamente e cuida desse talento que Deus confiou em tuas mãos fica com Deus.