Seja bem vindo ao meu blog!!!!

Aqui expresso com liberdade meu pensamento crítico, opiniões e reflexões diante de coisas que para mim são importantes, como pessoa e como cidadão. Espero ter sempre algo a publicar aqui, além do que tenho para cantar nos CD´s, e que esse algo seja interessante para você também.
Obrigado por sua visita!

Sérgio Lopes
*****

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A DECISÃO VENCEDORA


Caros amigos. Foi fantástico (e quase científico!) ter trazido ao blog o caso da cachorrinha Lilica. Podemos observar como pessas igualmente honestas e éticas são diferentes na hora de decidirem uma questão aparentemente tão simples. Fiquei feliz em saber que muitos acertaram sobre o destino dos cachorrinhos. Foi um alívio! Alguns bateram na trave, quase chegaram à decisão com justificativa perfeita. Outros até acertaram mas não deram nenhuma justificativa. No mundo jurídico, uma sentença se divide em relatório, fundamentação e decisão, e vi isso algumas vezes aqui, mas como eu já tinha avisado, não era essa a exigência da questão, mas apenas uma decisão baseada no bom senso, o que não retira o brilho da abordagem jurídica irretocável apresentada pelo Felipe Conrado, digna de leitura pelos demais estudantes de direito que visitaram o blog.
A decisão correta para essa questão exigia a observância dos princípios da boa-fé, existente no acordo e respectivo pagamento do preço e entrega da cachorrinha, o que conclui de forma correta o negócio entre Dona Teresa e Seu Ernetino, e o princípio da proteção aos nascituros, ainda que não humanos, mantendo-os JUNTO DE SUA MÃE, até por motivos óbvios como a amamentação. Por esse motivo, todas as decisões que separaram os filhotes estavam erradas. Deveriam todos eles permanecer incondicionalmente junto à mãe. Como eu já sabia que muitos acertariam o destino dos cachorrinhos, o critério para escolher a decisão vencedora seria o da semelhança com a minha decisão. Por esse motivo, mesmo achando perfeitas algumas abordagens jurídicas, tive que descartá-las por causa do combinado no enunciado original da postagem.
Desta forma, os que acertaram sobre o destino final dos cachorrinhos, e que numa situação real fariam a coisa certa são os seguintes julgadores:
Dra. ISABEL;
Dr. MOURA;
Dr. JOSEMBERG;
Dra. MERINHA;
Dra. ANGÉLICA PITANGA;
Dr. O MUNDO COMO VEJO;
Dr. JONAS; e
Dr. PREGADORES.
Parabens por sua decisão acertada sobre o destino dos cachorrinhos. Além desses, tenho que destacar de forma elogiosa o Dr. FELIPE CONRADO não apenas pelo acerto no trato jurídico da lide, mas ainda por ter conseguido incluir também o senso ético em sua decisão.
Como tive que escolher a decisão mais próxima da minha, foi de fundamental importância, diante de tantos julgadores que acertaram, o uso por parte da Isabel da expressão "os filhotes deverão FICAR JUNTO à cadela." o que revela a importância dada a que os filhotes permanecessem com a mãe, e que a tornou vencedora. Todos os outros julgadores, até por acharem óbvia essa permanência, não a citaram, e a Isabel foi a única que teve a presença de espírito de expressá-la em seu pequeno texto. Por esse motivo, venceu a enquete.
Em seguida, publicarei no espaço predeterminado a decodificação da minha sentença inicial, para a vista de todos.
ISABEL:
Parabéns. Aguardamos pelo email contato@sergiolopes.com.br a informação do seu endereço para envio dos presentes.
Obrigado a todos que participaram e até a próxima questão.

Abraços!!

22 comentários:

Dieggo Carrilho disse...

que pena, não consegui vencer hehehehe

fica pra próxima!!!


Parabéns aos vencedores :)

Josemberg Leal disse...

Parabéns Dra. Isabel. A nossa Côrte está demasiada satisfeita e honrada por sua acertada decisão, com méritos, é claro, na presença de espírito com que Vossa Exelência, dignamente apontou em vosso voto de sentença.
A realidade era essa mesmo, algo em torno disso ainda estava rondando minha cabeça,mas não conseguia desembrulhar, a natureza real, é a permanência completa dos filhotes junto à sua mamãe canina.

Valeu Sérgio, esperamos outros julgamentos em breve.

Shalom!

Jonas disse...

Parabéns Dra Isabel, feliz por vc ... bati na trave rsrs e espero por outras questões Sérgio !!!! a paz do Senhor a todos!

Anônimo disse...

O foco dado nas decisões da Isabel e do Sérgio é realmente crucial!!!Como deixei isso passar?!? rsrs

Pensei somente na relação cão e homem, como fui egoísta neste ponto!!! Esqueci da importância da vivência entre os bichinhos da mesma espécie, e MAIS, da maternidade gente!!!

Parabéns Isabel! Muito acertada sua decisão!!!

bjs

Angélica Pitanga disse...

A Paz do Senhor!
Parabéns a Isabel e a todos que participaram e colaboraram com suas reflexões.
Obrigada Sérgio Lopes por ter nos proporcionado esse momento. Espero que venham outros...
Um abraço a todos e até a próxima!
Angélica Pitanga

O mundo como vejo... disse...

Caro Sergio Lopes, fiquei contente em estar entre aqueles que concordaram com seu pensamento, não posso deixar de expressar que é uma honra porque és uma pessoa que admiro (tanto o artista como o cidadão). Confesso que avaliei apenas o acordo comercial e não me atentei ao fato de os filhotes permaneceram com a mãe. Parabéns àqueles que participaram..

*obs: penso em usar a estória, como educador que sou, em alguma aula durante esse ano letivo, espero que não tenha problema...Abraço, Sérgio!

Josemberg Leal disse...

Vanessa,

Por favor, todos tiveram uma participação exemplar ao meu ver, não se inferiorize, não sei qual foi sua sentença, mas sua participação foi válida para todos e vc deve ter tirado lições desse texto.
Na verdade, o critério de desempate, foi a exata leitura,meio que na íntegra, da mesma ação de bom senso que o sérgio teve, algo que a Dra. Isabel, soube fazer ou detectar muito bem.
Aos demais acertadores do veredicto, apenas não fizeram a leitura de sentença semelhante à do Presidente da Côrte, o Meretíssimo Sérgio. Creio que é o mesmo o que acontece hoje nos tribunais, depende muito da interpretação do mérito ou dos autos processuais, que cada magistrado tem, na leitura de cada sentença.
Mas, muito satisfeito pelo voto vencedor e a interpretação final do presidente da Côrte, que diga-se de passagem,já estava em sua posse embora codificado, muito antes dos demais votos.
Parabéns a todos!

Josemberg- CLJ(Conselho Lopiano de Justiça)rsrs

Amanda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Amanda disse...

Gostei de ter participado, não alcancei o objetivo mais foi bom, espero a proxima questão. Parabéns Isabel, Sergio foi um prazer. Te mando um abraço e como agente diz por aqui em Recife um xero.
Fica na paz do Senhor.

Inezteves disse...

Cabe recurso?

Inezteves disse...

Gostaria muito que na vida real pudéssemos escolher a sentença mais apropriada. Sei que fui uma juíza leiga, não no sentido usado em direito, mas sem conhecimento mesmo. Sequer pesquisei sites ou matérias sobre a questão. Tentei encontrar a matéria citada por Sérgio Lopes, que originou a questão. Sem sucesso e querendo "abocanhar" o prêmio, resolvi expor meu "desconhecimento". Na prática vejo filhos e filhotes sendo desrespeitados dia a dia. Afinal: Eu JUIZA, não deu certo!Usei só o senso, não foi bom!Perdi!Lamento por mim, pelos cães, pessoas e outros animais desrespeitados durante uma causa!

Thaise Mendes disse...

Parabéns aos vencedores e em principal a Dra Isabel!!!
Muito bom participar.

Dieggo Carrilho disse...

hehehe massa... é bom nos colocarmos no lugar daquele que vai julgar :) - Vimos que não é algo fácil, é uma tarefa árdua .... Se pra resolvermos coisas simples é assim um tanto... complexo.... imagina Deus, hein!? Valeu Sergio !!!

MERINHA disse...

Que pena que não ganhei! Meus parabéns a Isabel pela vitória! Apesar de não ter vencido fiquei muito feliz de ter minha decisão figurada entre as certas e de acordo com o seu pensamento Sérgio, o que é sem dúvida uma honra pra mim.Espero muitas outras enquetes para poder expressar minha opinião. Um abraço da sua irmã em Cristo, Rosimeire, ou simplesmente Merinha.

MERINHA disse...

Querido Sérgio, desculpe minha ousadia, mas será que não seria possível você presentear os demais que acertaram o destino dos cachorrinhos, no caso sete pessoas, com pelo menos um cd pra cada? É porque eu sou(e acredito que os outros também sejam) muito sua fã(admiradora)e fiquei com o coração apertado por ter perdido por tão pouco, entende? Grata pela atenção! Abraços daqui do Ceará!!! (ô cearense chorona, kkkk)

Unknown disse...

Parabéns à ganhadora Isabel!

Acho que poucos acertaram a resposta pq é tão comum, mas tão comum ver as pessoas venderem/doarem os filhotes após o nascimento dos mesmos, que nem cogitamos (a maioria de nós) em defender a permanência deles com Lilica. Eu, que não entendo NADAA de Direiro, fiquei surpresa ao saber disso.
Vivendo e aprendendo!

PS: só não fiquei triste pq eu, como boa fã, tenho quase toodos os CDs e DVs do SL!

Sérgio, parabéns pelo ideia! Foi muito bacana ver o pessoal interagindo (e interagir) neste seu espaço aqui da net.

Ah, e parabéns ao Felipe Conrado, que por sinal é meu namorado (rs,) por ter sido tãoo perfeito em sua decisão ;)

Parabéns!

Perfil disse...

Que Alegria ficar entre os Classificados!!!

Estou muito feliz. o que vale é participar. claro que queria ganhar, mas só em estar entre os sete que acertaram na decisão sinto-me lisonjeado; Parabéns Isabel, foi por pouco, ou melhor,por uma frase.mais o poeta nos pegou, detalhes fazem a diferença.não sou Cearense mais quero um cd, queria o Yeshua, falta na minha coleção!

Tenho ORIGINAIS, e comprarei tantas vezes que gravares.

Espero um dia encontra-lo e quando encontra-lo que lembres de mim,pois posso dizer te amo, mesmo sem te conhecer pessoalmente,Pois sei que és amado por Deus.
sobre a minha opinião quando disse,20 músicas(acho que falo de mais as veses,rsrs)não quis dizer inéditas, pois vc, sergio, é um dos único cantor que tem um estoque de música incomparável a nenhum cantor,já muitos gravarem com 5 músicas inéditas e 15 regravadas, com toques diferente.

Damos essas opiniões porque torcemos por vc, eu por exemplo, não ouço outro cantor, tenho 11 cds,3 dvds.(falo de mais) seria bom falar por cima da música como fez em "para onde vão as aves" "a dor de lázaro"

AAAAbraços, obrigado por nos proporcionar essa oportunidade.

A paz..!!!

Pr. Missionário
Filho Moura
Ass. de Deus
Poção de pedras-MA

Marcos Antonio Ortega disse...

Caro Sergio, tendo separado todos benditos filhotes, e na condição de último colocado ( a opinião mais distante da vencedora )deixo duas observações : 1) esse negócio que fralda de bebê e cabeça de juiz é coisa perigosa, é verdade mesmo. 2) diante das choradeiras gerais vou fazer a minha também, na próxima vez coloque um prêmio consolação.
Parabéns a todos participantes, refletir nos faz sempre crescer e aprender e lidar com nossas diferenças de pensamentos.
Abraços

JANE disse...

oi Sergio,fiquei sem palavra com o resutado,mais creio que o bom senso prevaleceu.ok.abraço.quem sabe outros viram assim conheceremos melhor que pensão nossos irmãos.tchauuuuuuuuuu

CAMPANHA DE EVANGELIZAÇÃO disse...

olá sergio em 1º lugar sou seu maior fã; e fiquei alegre por este maravilhoso blog. li a respeito da cachorra e fiquei emocionado; parabens pelo lindo trabalho que o senhor faz. tenho todos os seus cds.Fque com Deus e um abraço.

Unknown disse...

Poxa nem tinha vistoo ! A enquetee só agoraa... Bj Jessica

Perfil disse...

Sergio onde passou seu retiro? aí mesmo no RJ? como fooi, conta pra gente; paz!