Seja bem vindo ao meu blog!!!!

Aqui expresso com liberdade meu pensamento crítico, opiniões e reflexões diante de coisas que para mim são importantes, como pessoa e como cidadão. Espero ter sempre algo a publicar aqui, além do que tenho para cantar nos CD´s, e que esse algo seja interessante para você também.
Obrigado por sua visita!

Sérgio Lopes
*****

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

NUNCA UMA SIMPLES POSTAGEM DE BLOG FOI TÃO PROFÉTICA


Nova Friburgo era uma linda e próspera cidadezinha até domingo passado. Tudo lá funcionava bem: o fórum, as leis civis, a cidadania, o trânsito, a ordem pública, o transporte urbano, o comércio etc... Sem falar da beleza natural das suas ruas limpas e bem cuidadas, floridas e cheias de belas árvores e altos pinheiros, Nova Friburgo é até por isso conhecida como "a suiça brasileira". Friburgo é a antítese do Rio de Janeiro. Lá eu não me preocupava com engarrafamento, bala perdida, assalto na rua, crimes no trânsito, enfim, essas paranóias comuns das cidades grandes como o Rio, onde morei por um longo tempo. Nova Friburgo vivia em paz seu dia-a-dia. Às vezes parecia uma terra encantada, imaginada em alguma historinha infantil de gibi europeu. Conheci muito bem algumas das áreas mais devastadas. Conheci muito bem a pracinha central que agora aparece tanto na TV, a do teleférico, onde estive ainda no sábado dois dias antes da tragédia com meu filho Gb e alguns amigos dele. Nessa foto da postagem, aquele prédio que aparece lá em cima é onde fica um restaurante e um salão de boliche em que nós ficamos jogando no final da tarde de sábado. Então, na madrugada desta segunda acontece toda essa desgraceira. Parece um pesadelo passar hoje pelo centro e ver tanta coisa bonita e bem feita que não existe mais. Está quase tudo debaixo de lama e escombros, embalados pela cruel sonoplastia do choro de mães desesperadas e órfãos atordoados, todos com dois únicos patrimônios em comum: a vida real e a roupa do corpo.
O INTRIGANTE:
O que mais me impressiona, é que há poucos dias, sem a menor idéia do que estava para acontecer no lugar que tanto gosto, e diante de uma inspiração que até agora desconheço de onde veio, eu escrevi a crônica "VIDA E INSPIRAÇÃO".
Claro que estou impressionado com as imagens que estou vendo em Friburgo, mas não estou menos impressionado com as coisas que foram escritas, por minhas próprias mãos, como se estivesse pressentindo em meu espírito alguma coisa que viria três meses depois, envolvendo a força das águas em descontrole. Se você reler a postagem "VIDA E INSPIRAÇÃO" verifique em que data foi escrita. Até parece uma profecia!
(ESTE POEMA ESTÁ PUBLICADO EM 5 OU 6 POSTAGENS ABAIXO DESTA)
Veja se não dá prá ficar intrigado com essas coisas...
Mas, pelo menos em minha crônica, estou prevendo também um final coerente, em que tudo se ajusta, e onde a natureza se aquieta e favorece outra vez a continuidade da vida.
(Suspiro) Bem, meus sinceros sentimentos pelos que se foram; minhas felicitações aos guerreiros que sobreviveram e terão que buscar novas forças para reconstruir suas vidas. Não é hora de palavras. É hora de refletir...
...
Sergio Lopes

22 comentários:

JANE disse...

Sergio estou Féliz em saber que estais bem, mais ao mesmo tempo sofro por aqueles que perderam família.Gloria a Deus por tudo.Independente do que pensamsabemos a humanidade, sabemoos que o fim está perto.Jesus breve virá.

Vinni disse...

Sérgio,li o "Vida e inspiração" e parece mesmo ser uma profecia,talvez não pareça,mas seja de fato.Você é um Servo de Deus assim como era Davi e,como tal,tem dons de compor poesias e tocar instrumentos de cordas.
Lembremos que Davi em seus Salmos até hoje repetidos várias e váias vezes entre nós,profetizou muitas coisas,entre elas,a vinda do Messias (que nem preciso dizer quem é). Apesar de hoje reputarmos os seus Salmos como proféticos,na época que Davi os escrevia e recitava,muitos interpretavam como expressões do rei devido ao seu estado de espírito e as coisas que vivenciara. E da mesma forma nos comentários do "vida e inspiração" alguns interpretavam que você falava a respeito das adversidades da vida,não de uma calamidade literal.
Portanto creio sim,que Deus tenha te usado com seus escritos para anunciar ainda que de forma incógnita ,com 3 meses de antecedencia,a tragédia que viria se abater sobre nosso Estado. O Senhor fala por nós coisas que nem nós mesmo entendemos,mas somente Ele.

Fique na Paz!!!
grato,Vinícius.

Rosana disse...

É... ñ é hora de palavras. É hora de chorar! Chorar com os q choram... Agora mesmos tenho os olhos ardendo de tanto! Nunca imaginei ver a cidade onde passei meus momentos mais lindos e descomprometidos de adolescente (Teresópolis) destroída dessa forma.
Sinto! sinto muito e forte...
Meu mais franco sentimento aos q perderam da noita a manha sua vida, sua casa, e sua cidade. Que Deus de muita força e capacidade para superar. Que as doces consolaçoes do E. Santo esteje muito forte nesse momento de dor e perdas.

Unknown disse...

Talvez esse seja o post seu que mais valorizo. Valorizo pq se vc o escreveu é sinal de que está vivo e que os planos de Deus pra vc ainda não foram concluídos. Mas muita gente se foi, uma cidade inteira se perdeu e seu poema - que nem preciso reler, pq me lembro muito bem dele – veio a calhar nesse momento (estou arrepiada agora). Torço para que o tempo recomponha sua bela cidade e que Deus console aqueles que perderam familiares e amigos ( o post PALAVRAS DE VIDA QUE TORNAM PESSOAS ETERNAS tbm foi profético!).
Meu querido amigo, fique bem, tah?! Desejo tudo de melhor para Nova Friburgo, para vc!
FORÇA!!!

Weverson disse...

Realmente de arrepiar! Lembro que assim que vc postou nesse blog sua crônica "Vida e Inspiração", me arrepiei quando a li, pois senti que era um aviso de uma tragédia. No coisa mais simples Deus avisa que o está por vir. Assim como em sua crônica, surgiu como um profecia. Meus sinceros sentimentos pelas vidas que foram. E que assim como as ultimas palavras dessas cronicas... Surja uma nova cidade. Fico feliz em saber que está bem Sérgio. Que Deus te abençoe e sua familia...

Unknown disse...

Maraviloso! me permita usar essa mensagem, ao enviá-la para amigos qdo necessario? Deus te abençoe e parabéns pelo seu dia: Dia internacional do compositor

O mundo como vejo... disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
O mundo como vejo... disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
O mundo como vejo... disse...

Oi Sérgio, (perdoe a intimadade logo na primeira postagem minha, mas te reconheço como um amigo , sou um fã seu!)interessente mesmo sua observação porque realmente a crônica descreve realmente o que estava por vir... Jesus te abençõe mais e mais. Agora com meu blog , espero acompanhar mais suas reflexões e comentá-las quando achar coveniente. Paz de Cristo!

Marcello Paraiso disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcello Paraiso disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcello Paraiso disse...

O que aconteceu, de fato, mexe conosco e nos faz refletir muito mesmo.

Gostaria de receber um texto extramamente profundo que um dia li no seu livro

Uma amiga me emprestou já faz uns 2 anos...

o diabo mata e Deus leva a culpa...

Estou como Pastor da IURD e quero comentar este texto na igreja.

Que Deus te abençõe e seja louvado pelas inspirações que ELE te dá...

um abraço.

Anônimo disse...

É realmente triste assistir a tudo isso. Tragédias como essa, deixam clara a insignificância e fragilidade da vida humana. Damos valor demasiado a tudo isso, e amamos viver nesse lugar denominado terra. Quando mini- tragédias acontecem no nosso dia a dia, ou quando catástrofes como essa ocorrem, temos a sensação que numa maior amplitude, a vida humana apenas compõe uma paisagem. Dentre as águas, árvores e casas, lá está o homem.

Em fatos como estes, ele (ser humano )deixa de ser o centro, o herói, o forte,o agente ativo, o semi-deus que detém o poder terreno e faz nele as alterações que convir, e passa a ser um ponto pequeno num grande cenário, ou um grão de areia, na imensidão, carregado pelas águas.

Não posso ter a dimensão da dor daqueles que perderam seus parentes e amigos, nem daqueles que perderam as referências pessoais que marcaram suas histórias de vida, como uma casa que durou trabalho de uma vida inteira para ser levantada ou a pracinha que ora servira para lazer e descontração, como você mesmo descreveu, Sérgio.

Tenho misericórdia e comiseração pelas dores sentidas, e sei que, se assim sinto e penso, como pessoa humana que sou, fraca, tola e incapaz de ter a real percepção de tais coisas, como não se sentirá, pensará e atuará nosso Deus, que é Pai, autor, e ama a tudo isso mais que a nós mesmos?

Deus abençoe essa terra ! Que as cidades sejam reconstruídas, assim como as almas e corações de seus habitantes.
Deus lhe abençoe e dê força Sérgio!

Grande abraço!!!

Vanessa Raphaella
www.vanessinhaserpensante.blogspot.com

Josemberg Leal disse...

pois é amigo, a vida ainda continua a apresentar seus desafios,medos e problemas. a degradação da natureza pode ser uma requinte para os acontecimentos, mas creio que o pecado na vida social aumenta ainda mais a ira e o julgamento de Deus. oremos para que essas vidas enlutadas e destruídas sejam alcançadas pelo amor de Deus, e reconstruídas pelo poder do amor do Espírito Santo. meus sentimentos às vidas enlutadas.

Matheus Loureiro disse...

Apenas um relato que recebi de um irmão da cidade de Teresopolis

"A Paz do Senhor!
Eu sou membro da Igreja Cristã Maranata em Teresópolis-RJ.

Todos estão acompanhando as tragédias aqui na região serrana do Rio de Janeiro. Mas estou enviando este email para contar os livramentos que o Senhor tem dado à Igreja aqui em minha cidade.

O bairro mais afetado foi o Caleme, onde fica uma de nossas Igrejas e onde moram vários irmãos. Um irmão mora exatamente em frente à Igreja. Ele se assustou com o barulho. A montanha inteira desceu: terra, árvores, pedras e muita, muita água. Quando correu para a varanda para ver o que estava acontecendo viu uma “onda” de água e lama de aproximadamente QUATRO METROS que passou levando carros, casas, árvores, paralelo, pessoas, tudo o que estava no caminho. Logo em seguida, veio uma segunda “onda” que destruiu todo o resto.

O mais interessante foi que, quando o irmão olhou para frente, a Igreja estava INTACTA! A água destruiu TUDO, até o calçamento da rua foi arrancado pela força da enxurrada, tem mais de um metro de lama por todo o caminho, mas não entrou nem um pingo de água dentro do Templo.

A enxurrada passou em frente e atrás da Igreja, mas nem uma gota passou pela grade (isso mesmo! Grade! Toda vazada, pintadinha de branco! Padrão de nossa Igrejas! Mas a água não passou! Incrível né? Esse é o Nosso Deus!!).
TUDO FOI DESTRUÍDO, MENOS A IGREJA E A CASA DOS SERVOS QUE VIVEM LÁ!
Louvado seja o nome do Senhor!"

Estamos vivendo o principio das dores mas Deus preserva os que amam a sua palavra e fazem a sua vontade. Assim será... A igreja será arrebatada e não passará pela grande tribulação.
A paz do Senhor!

Unknown disse...

Olá Sérgio Lopes, fiquei muito emocionada ao ler essa postagem, pois vejo q Deus continua se revelando aos seus servos de uma forma maravilhosa. Q Deus abençõe a vida daqueles que perderam seus familiares. Sou sua admiradora a muito tempo, e oro para que Deus te cubra de vitórias hoje e sempre. Bjs

Hugo Galdino disse...

olá sergio lopes,graças a DEUS vc e sua familia estão bem,quanto a ''viad e inspiração'' é realmente impessionante a semelhança com tudo que aconteceu,nos resta orar pelos que estão vivos,a paz de cristo a todos.

alexsandra disse...

misericordia,realmente é verdade,li o texto,e dizia tudo o que aconteçeu,é muito triste,estamos acompanhando tudo aqui em Portugal,e tambem orando pelo nosso País.
Sergio,que Deus continue ti abençõando e guardando,estamos com saudades sua,apareça aqui em Portugal novamente,um forte abraço:
Alexsandra e Givago.

PROJETO LUZ E VIDA disse...

Amigo Sérgio
Ficamos tristes e aflitos com tudo o que aconteceu ,e, mais tranquilos pelos nossos amigos que nada sofreram,cresci em Nova Friburgo,não tenho palavras para expressar o que sinto neste momento,não dá para simplesmente ficar triste,temos que orar e pedir ao nosso DEUS misericórdia por todos nós.
Os dias estão sendo abreviados,e,NINGUEM NOTA ISSO, isso é muito sério,mas sério que qualquer tragédia,as pessoas n tem idéias,o final é bem pior.Alguem anda falando em salvação,finais dos tempos(acho que não!!!)Isso não interessa,não ha importancia. Mas como vc mesmo citou,Friburgo é nosso cantinho encantado,e,agora...Só Cristo,precisamos orar pelo povo,e,que n fique no esquecimento
O NOSSO DEUS ESTA VOLTANDO...
A PAZ DE CRISTO PARA TODOS
CRISNE MARTINS

Isabel disse...

Graça e paz! Meu nome é Isabel, sou sua fã. Certamente durante toda minha caminhada cistã Deus usou suas músicas para me proporcionar momentos de consolo e refrigério. Sou moradora da cidade de Nova Friburgo e experimentei um grande livramento do Senhor juntamente com minha família. Casas ao redor da minha foram destruídas e nós apenas escapamos porque Deus estendeu sua mão sobre nós. Fui extremamente tocada por suas palavras e agradeço pelo carinho demonstrado a todos nós.
Um forte abraço e a Paz do Senhor Jesus.

PS: Gostaria de saber como me inscrevo para leitora do blog. Clico sobre o icone, mas a janela não está abrindo. Grata, Isabel.

Smith Gomes disse...

São mistérios que só Deus revela. São fatos que só Deus explica. São milagres que só Deus realiza. São forças que só Deus dá. São profetas que só Deus usa. São reflexões que so os poetas fazem.
Caro Sérgio, Sei que essa semana estará em Luxemburgo. O pastor da Igreja de lá pediu a minha filha pra que você fizesse alguma ou algumas refeições no seu restaurante( ela é sócia junto com seu esposo): "Água de Coco". Minha filha está no Brasil não chega a tempo pra lhe ver na Igreja ou no restaurante. Mas Thierry, meu genro, provavelmente lhe receberá. Helena é uma senhora que minha filha levou pra Luxemburgo. Ela e diaconiza lá na Igreja, vai lhe procurar com um recado meu. Saberá o que desejo tratar contigo. Infelizmente perdi seu e-mail particular quando meu antigo provedor saiu do ar. Preciso com urgencia tratar particularmente contigo.

Abraços do amigo,

Smith Gomes

Elisama Ribeiro disse...

Oi Sergio, como vai?


Assombrosa a sua intuição no texto anterior sobre !VIDA E INSPIRAÇÃO", fiquei chocada, mais és um home de ampla visão, parabéns, aparece tá?

Abraços...

Elisama