Seja bem vindo ao meu blog!!!!

Aqui expresso com liberdade meu pensamento crítico, opiniões e reflexões diante de coisas que para mim são importantes, como pessoa e como cidadão. Espero ter sempre algo a publicar aqui, além do que tenho para cantar nos CD´s, e que esse algo seja interessante para você também.
Obrigado por sua visita!

Sérgio Lopes
*****

sexta-feira, 27 de junho de 2014

O NACIONALISMO BRASILEIRO


             Nós os brasileiros somos esquisitos com relação à nossa nacionalidade. Confesso que sinto um pouco de inveja dos franceses que vibram e se emocionam quando ouvem "A Marselhesa" (hino da França), os americanos com seu "Nathional Anthem of USA", os ingleses com seu "God Save the Queen", os alemães com seu "Deutschland Anthem Germain Hymne", Os judeus com seu "Hatikva".. etc... etc...
            O motivo da minha "cívica inveja" é que esses estrangeiros se comovem com o seu hino em qualquer lugar que seja ouvido, e não apenas num estádio de futebol. Muitos de nós já pudemos ver filmes nos quais em determinado momento do roteiro, o hino nacional de uma certa nação é tocado,  e isso modifica o sentimento dos nacionais daquela nação (Ex. Casablanca; Bastardos Inglórios; A Lista de Schindler e tantos outros).
           Já por aqui, os brasileiros não sentem empolgação nenhuma ao ouvir seu hino, a menos que seja num jogo de seleção, e não por serem brasileiros, mas por entenderem que estão transferindo aos jogadores, nesse momento, uma responsabilidade impositiva, nacional, de VENCER O JOGO em nome dos patriados. É até covardia com os jogadores, que já entram em campo como se fossem soldados defendendo as mulheres e as crianças da morte eterna com o resultado do placar eletrônico! É muita pressão nos coitados, tal que nem mesmo os soldados do exército, marinha e aeronáutica já sofreram sequer na 2ª Guerra Mundial, pois só tinham a obrigação de sobreviver pra voltar pra casa, e não de ganhar guerra nenhuma!
           Mas porque nós não sentimos emoção ao ouvir nosso hino em qualquer outro lugar além dos estádios? Talvez porque o hino lembre... o governo, e o governo lembre... Brasília! e Brasília lembra o Congresso... o Congresso lembra as safadezas e cafajestices dos muitos parlamentares que brincam com o destino dos brasileiros, como, por exemplo, brincando de roubar o Estado, fazer leis encomendadas por grupos corruptores todos os dias etc... aos invés de investirem no cumprimento daquelas boas leis que já estão em vigor, porque fazer CPI dá dinheiro e ibope, e fazer leis é muito divertido, dá dinheiro e lhes dá sensação de poder absoluto à medida que com elas manipulam o dia-a-dia das pessoas de acordo com aquilo que entendem. É claro que, comparando com outros países onde o político corrupto SABE que não vai escapar da punição severa se for descoberto, eu também sinto vergonha dos políticos do Brasil atual. Quantos e quantos parlamentares com QI (quociente de inteligência) de samambaia de plástico fazem leis idiotas se valendo de um mandato que compraram! São muitos! É uma pena que não podemos mais ver no Congresso nem sombra de homens como Rui Barbosa, Prudente de Moraes, Getúlio Vargas, Carlos Lacerda e Ulysses Guimarães.
            Então quando eu ouço o hino nacional, me esforço para não lembrar do carnaval-nosso-de-cada dia em Brasília, e procuro me lembrar da história digna que o Brasil tem, de ter-se desvencilhado de Portugal, de ter resistido às invasões européias, de ter existido brasileiros brancos no passado que lutaram pela abolição da escravidão, enfim... nossa história é linda e sangrenta, com grandes sacrifícios de homens que amaram essa nação e lutaram por sua independência, e por isso historicamente não devemos absolutamente nada ao romantismo da bela história dos franceses, ingleses e americanos. Nada mesmo! O que nos falta é DISSOCIAR nossa brasilidade desses políticos atuais, até porque esses crápulas podem naufragar no mar da desgraça com um simples apertar de uma tecla dos cidadãos em cada eleição, mas nossa nacionalidade não naufraga com eles.
           Amo o Brasil não apenas por ser a terra onde nasci, mas porque a história do Brasil é rica e bela, romântica, uma terra generosa em fauna e flora e por isso autosuficiente e tão cobiçada pelo mundo, e sinto orgulho de ser brasileiro quando ouço o hino da minha terra porque nunca o associo ao Congresso "nacional" desse tempo ruim. Esses políticos corruptos não merecem que demos as costas para nossa nacionalidade. Eles é que têm que se envergonhar do que fazem com o Brasil.
            Não temos direito de enterrar a história de tantos homens e mulheres do Brasil que honraram nossa história, inclusive no exterior, por causa do asco que sentimos pelos governos de hoje.
           Fiz esse lyric, incluindo algumas poucas cenas da nossa vasta história. Muitas outras podem ser apresentadas em novos lyrics, como cenas da defesa armada às invasões européias etc. Mas até por essas poucas cenas apresentadas abaixo, já vale à pena se emocionar ao cantar o nosso hino, e contemplar nosso belíssimo pavilhão.

Sergio Lopes, compositor brasileiro.

Bandeira do Brasil. Clique para ouvir o Hino Nacional.


...

20 comentários:

Unknown disse...

Com certeza Poeta de Deus, você falou tudo.

Viviane Alfêna disse...

Disse absolutamente tudo!!!

Unknown disse...

Sem Duvidas Poeta é tudo isso e mais um pouco... Lamentavelmente...........

Inezteves disse...

Além do Brasil, amo brasileiros como você!
Obrigada por expressar tão bem sua brasilidade,reforçando-a nos que já sentem assim e despertando em todos essa consciência!
Abração!

CPR Import Ofertas disse...

BELAS PALAVRAS MEU CARO AMIGO SÉRGIO LOPES,PURA VERDADE O QUE VC ESCREVEU. NOSSO HINO É LINDO.

zilda disse...

Concordo com tudo que você disse.
É imensa a dificuldade que temos,por exemplo, de fazer nossos alunos entenderem a grandeza de nosso hino e de nossa história. Nas datas cívicas, quando cantamos o hino o desrespeito é total. Um aluno uma vez me perguntou quando nos preparávamos para cantarmos o Hino: O Brasil vai jogar? Mas não tiro de nós, "educadores", uma parte da culpa, esses momentos tornaram-se raros nas escolas públicas de minha cidade.

Unknown disse...

Como educadora sempre realizo pesquisas para desenvolver o senso crítico em meus alunos para os mesmos terem mais discernimento no ato do voto. Mas minha verdadeira esperança se baseia em:

No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho. Romanos 2:16

Douglas disse...

muito bom. gosto muito de ouvir seus hinos, é um poeta mesmo. os meu amigo ate brincão comigo porque eu só canto os seus hinos, e falam que minha voz parece com a sua, rsrsrs muito bom mesmo. lhe admiro, uma abraço.

Unknown disse...

Se não gostar, delete
Se gostar,empreste
Seu belo riso
Que vem do nordeste

aqui em Sampa
o nacionalismo
está legal
as pampas
nas caras
e bocas de
tantas meninas
que se vestiram
com poucas roupas
seduzindo os gringos
com belo gingado
cantando o hino
nacional safado

Unknown disse...

Lindo texto, queria muito recobrar de fato meu nacionalismo. Amo a história desse povo guerreiro, realmente de emocionar qualquer um, amo as riquezas culturais e naturais, fauna, flora, etc. Infelizmente nos passos que vêm tomando nosso país tenho visto um povo oprimido, escravo do governo e do pecado que é inserido no coração e na mente de cada um sem que nem percebam. Queria muito ver um povo de olhos abertos, dizendo não para o pecado, para o conteúdo lixo que a mídia os impõe, pras músicas carnais e imorais. Queria ver um povo que não tomasse a forma desse mundo, que louvasse ao Deus verdadeiro, e que não se julgasse deus de si mesmo ou mesmo levantasse altares às coisas materiais. Queria ver um povo que rejeitasse sim, os políticos corruptos, mas que antes removessem a corrupção de dentro de si, para que assim pudessem julgar sem serem repreendidos pelo mesmo erro. MAS AINDA HÁ ESPERANÇA! Cristo é essa esperança e creio que um dia verei um Brasil liberto e lavado pelo sangue de Jesus! Assim expresso meu amor a essa nação e ao mesmo tempo minha tristeza à situação a que se encontra nosso País. Anderson Nobre

Unknown disse...

Parabéns ao irmão em Cristo e conterrâneo pelas suas palavras enriquecedoras sobre a realidade desse nosso país. Deus continue te abençoando.

miúxa disse...

só lamento que no rol dos políticos ideais, o poeta tem ditadores...

Sérgio Lopes disse...

Miúxa... só esclarecendo... quem disse que Getúlio Vargas era ditador foram os congressistas contemporâneos dele que odiavam a defesa que Getúlio fazia do trabalhador brasileiro, que deve as garantias que tem hoje à atuação firme desse presidente contra o CONGRESSO (isso é ditadura?). Os deputados da época, opositores, tinham ciúme mortal dele e nada mais ardiloso do que passar para o povo a idéia de que ele era um ditador! Mas o povo da época nunca deu bola para a oposição contra Getúlio, que era amado pelo povo. Se ele "ditava", era CONTRA OS DEPUTADOS inimigos do povo, e não contra o povo, de quem sempre foi defensor. Para tirar a dúvida, pergunte ao seu avô (se ele foi assalariado), quem foi Getúlio Vargas. Ele vai te explicar melhor que eu. Super abraço e obrigado pela participação no blog.

Unknown disse...

Verdade Sérgio! Minha mãe relata que minha vó, já no SENHOR há 32 anos, dizia que Getúlio era o presidente dos trabalhadores e que seu suicídio foi um lamento só no ano de 1954,ela mesma guardou de recordação o jornal que publicou sua carta, segue as últimas frases escritas nela 20 dias antes de sua morte.
Por ARAÚJO. Maria Celina em seu livro Segundo governo de Vargas.1982:

(...)serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entra na história. Getúlio Vargas
Um forte abraço a todos que curtem este Blog do Sérgio Lopes e ao autor do mesmo.

primas disse...

OBRIGADA MEU QUERIDO IRMÁO SERGIO LOPES; VC DISSE TUDO QUE EU GOSTARIA DE DIZER; QUANTO AO COMENTÁRIO DA MIÚXA VC TEM TODA RAZÃO! GETÚLIO VARGAS ERA CHAMADO, PELO POVO TRABALHADOR, DE "PAI DOS POBRES" E NÃO ERA ATOA, MAS SIM PELOS MUITOS BENEFÍCIOS QUE ELE CRIOU PARA O POVO BRASILEIRO;AS PRINCIPAIS LEIS QUE TEMOS HOJE QUE RESGUARDAM OS DIREITOS DOS TRABALHADORES,EX. APOSENTADORIA POR TEMPO DE SERVIÇO, ENTRE OUTRAS FORAM CRIADAS EM SEU GOVERNO. SE ERA DITADOR PARA OS SEUS INIMIGOS PARA O TRABALHADOR ERA PAI! QUERO TE AGRADECER MEU QUERIDO SERGIO LOPES, PORQUE NA MINHA VIDA PESSOAL VC FOI UM DIVISOR DE AGUAS E ME ENSINOU O SIGNIFICADO DA VERDADEIRA ADORAÇÃO! NÃO HÁ NADA PARA MIM MAIS GRATIFICANTE DO QUE OUVIR SUAS MÚSICAS. PARA MIM VC É O MAIS UNGIDO DOS ADORADORES; FICARIA O DIA TODO TE OUVINDO SE PUDESSE. SEMPRE DIGO PARA AS PESSOAS QUE QUANDO VC CANTA NÃO É VC QUE CANTA PARA SENHOR JESUS, E SIM O SENHOR JESUS QUE CANTA PARA NÓS! OBRIGADA POR EXISTIR! LOUVO À DEUS PELA TUA VIDA E ORO POR VC TODOS OS DIAS (EXERÇO O MINISTÉRIO DE INTERCESSÃO) PARA QUE O SENHOR TE DÊ MAIS E MAIS INSPIRAÇÃO. GOSTARIA MUITO DE TE CONHECER PESSOALMENTE. TE AMO NO AMOR DO SENHOR. PRECISAMOS DE SUAS MÚSICAS. UM FORTE ABRAÇO MEU QUERIDO IRMÃO. CONTE SEMPRE COM AS MINHAS ORAÇÕES.

Perfil disse...

Bela reflexão, Perfect...E na sua mesma linha de raciocínio é muito interessante esse patriotismo visto somente de 4 em 4 anos, como se só de 4 em 4 anos fôssemos Brasileiros, como você referenciou o carnaval. Não são referências que nos faz lembrar o Hino ou o nosso país, mas realmente nossa luta e história. Os protestos não são contra a copa mas contra o superfaturamento nunca visto para a realização de uma copa, você falou tudo, meus parabéns... e gostaria somente de dizer que estou na espera de ter em mãos seu novo cd, "Coração discípulo" ja tenho ele no pc, mas quero adquiri-lo o próprio disco, e feliz por saber da negociação com a gravadora Universal Music. Tenha uma boa noite!

FILHO MOURA.

Unknown disse...

Muito Bom! Sergio, todos brasileiros deveriam abrir os olhos pra essa verdade!

Unknown disse...

Impressionante a sua sensibilidade Política! Texto maravilhoso! Amei....

Unknown disse...

Eu acho que o povo Brasileiro, pelo menos a maioria tem orgulho do seu País, do seu povo e do seu Hino Nacional, mesmo com tantas dificuldades geradas por maus políticos que direcionam os deveres do Pais. Exemplo os campos de futebol para essa copa do mundo de 2014. O povo estava presente participando e incentivando. Eu preferiria que fosse construído hospitais e escolas, porque o Brasil precisa mais de saúde e educação..... depois esportes. Parabéns que Deus continue guiando seus passos e suas musicas maravilhosas. Benção pura!

Unknown disse...

Excelente texto. Compartilho de seu pensamento.